Para assegurar os direitos dos trabalhadores das indústrias da construção civil, o Sintrivel tem intensificado sua presença nos canteiros de obras. O objetivo das visitas é verificar a formalidade dos trabalhadores, isto é, conferir se todos têm Carteira de Trabalho assinada. Além disto, as questões relacionadas à Segurança no Trabalho também são fiscalizadas, pois é necessário garantir um ambiente de trabalho seguro.
Só neste ano, já foram vistoriadas mais de 300 obras, trabalho que tem rendido bons resultados, pois muitos trabalhadores tiveram sua Carteira de Trabalho assinada e os problemas de segurança identificados durante as ações, em sua maioria, foram resolvidos. Estes números positivos só são possíveis devido a forte presença do Sindicato, que orienta empregadores e, principalmente, empregados.
Balanço 2014
No ano de 2014, foram visitadas 457 obras, onde haviam 2.682 trabalhadores, destes apenas 1.283 estavam registrados. Dos 1.399 não registrados, o Sintrivel conseguiu com êxito registrar mais de 383 trabalhadores, que tiveram assegurados seus direitos, como Férias, 13° Salário, FGTS e INSS. Os demais casos foram encaminhados como denúncia ao Ministério do Trabalho.
De acordo com o Presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, se depender do Sindicato, os companheiros das indústrias da construção civil terão seus direitos garantidos. “Temos a certeza de que os trabalhadores da indústria da construção civil só terão seus direitos garantidos com a Carteira de Trabalho devidamente formalizada e, por isto, essa é uma das bandeiras de luta desta Entidade. Queremos tirar o trabalhador da informalidade e mostrar novos horizontes a este valoroso brasileiro que com seus braços fortes, há anos, contribui para a riqueza da nossa cidade, estado e nosso imenso país”.