Sistema de CTPS informatizada é apresentado ao Ministro Manoel Dias

17 de abril de 2013

O sistema informatizado de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), já presente hoje em todos os estados, foi apresentado ao ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na manhã desta terça-feira (16). Durante a demonstração os técnicos do ministério emitiram uma carteira para o ministro em poucos minutos.

Na avaliação do ministro, o sistema além de agilizar os serviços de emissão da CTPS nos 5.400 postos de atendimento, valoriza o trabalhador na medida em permite que obtenha o documento de forma rápida e segura. O documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador, inclusive sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão.

Ao informatizar o sistema de emissão de CTPS, o MTE buscou dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os benefícios previdenciários.

Fonte: Blog do Trabalho, 17 de abril de 2013

Fonte: fetraconspar.org.br