Representado pelo Presidente Roberto Leal Americano, o Sintrivel está participando do 5º Congresso Mundial da BWI/ICM, entre os dias 4 a 7 de outubro de 2022. O Congresso Mundial está sediado em Madri, na Espanha e conta com Sindicatos e Organizações filiadas de todo o mundo.
Organização para proteger trabalhadores migrantes contra abuso e exploração:
A força de trabalho predominantemente migrante no setor da construção, ocupada com os projetos de infraestrutura da Copa do Mundo e os eventos olímpicos na Rússia, Coreia do Sul e Catar, têm tomado grande parte das atenções neste período. Em outros países, os sindicatos têm lutado para organizar locais de trabalho com uma força de trabalho predominantemente migrante.
Na Malásia, os sindicatos TEUPM e STIEU ganharam eleições de certificação em várias empresas madeireiras que têm uma alta proporção de trabalhadores migrantes. Nas Ilhas Maurício, a CMWEU defendeu trabalhadores migrantes da construção contratados por empresas chinesas, que enfrentaram inúmeros abusos e más condições de vida.
Na região da América Latina e Caribe, 12 afiliados da ICM de países de origem, trânsito e destino formaram uma Rede de Migração e encomendaram um estudo sobre a migração laboral nos setores da ICM na região. Na Europa, a ICM e a FETCM destacaram casos de exploração laboral de trabalhadores migrantes na construção, silvicultura e outros setores dentro da UE.
Os casos documentados eram de trabalhadores que recebiam apenas 5 euros por dia, e eram obrigados a pagar suas dívidas a traficantes e dormir em contêineres sem água ou eletricidade. O sindicato ucraniano da construção, PROFBUD, fez campanha para o pagamento de salários em atraso aos trabalhadores ucranianos de uma empresa polonesa. Além disso, foi criado um centro de assessoria para ajudar os trabalhadores a apresentarem queixas aos empregadores, o que incluía saúde e segurança no trabalho, indenização por lesões e atrasos salariais.